SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3A experiência afetiva com a sensorialidadeEncontros e solidões do nosso tempo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

GABBARD, Glen O.. “Recluso numa casca de noz”: pensamentos sobre complexidade, reducionismo e “espaço infinito”. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.3, pp. 131-147. ISSN 0486-641X.

O pluralismo é marca registrada do discurso psicanalítico no século xxi. No entanto, um efeito colateral desagradável gerado por ele é a tendência, em determinados lugares, à retração em direção a um ortodoxismo. Essa tendência se origina na percepção da necessidade de dar embasamento teórico aos limites entre as diferentes teorias, de maneira a diferenciar umas das outras. A definição dessas fronteiras implica o risco de perdermos de vista o fato de que o pensamento psicanalítico genuíno é fundamentalmente não-reducionista. Além disso, recentemente a noção central de sobredeterminação jamais abandonada por Freud tem sido negligenciada por autores que argumentam que determinado ponto de vista é melhor do que outro. Analistas e pacientes, todos são levados secretamente a formulações simplistas, avessas à complexidade. A necessidade de permanecer aberto para o “espaço infinito” de sentido, motivo e causa deveria ser marca registrada da prática clínica psicanalítica. O autor considera as implicações dessas idéias para a técnica e apresenta um caso clínico que ilustra os desafios inerentes a uma aproximação do trabalho psicanalítico como fenômeno complexo.

Palavras-chave : Pluralismo; Complexidade; Reducionismo; Sobredeterminação; Causa; Motivo; Sentido; Teoria; Metáfora; Contratransferência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License