SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4O trabalho da arte e construção da subjetividade no femininoAs condições de surgimento da “Mãe Suficientemente Boa” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SCHAFFA, Sandra Lorenzon. Entre a violência e o vazio: a escuta do feminino. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.4, pp. 55-66. ISSN 0486-641X.

O texto considera o desafio que o feminino coloca ao trabalho analítico tomando-o como eixo de reflexão sobre uma abordagem do vazio na análise. Um caso é evocado em que a predominância do vazio na situação clínica corresponde tecnicamente a efeitos de dissolução da palavra analítica. A autora propõe uma discussão sobre essa modalidade de resistência para a qual sugere a expressão barragem, considerando-a sujeita a determinações da ordem do feminino, ordem dependente das pulsões arcaicas que ignoram a dimensão recalcante da palavra analítica. A questão técnica da abordagem do vazio, ignorante da falta, colocado como terreno que escapa à atividade representacional, conduzirá à consideração da importância da problemática do autoerotismo no manejo da transferência.

Palavras-chave : Feminino; Materno; Vazio; Autoerotismo; Transferência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License