SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4As condições de surgimento da “Mãe Suficientemente Boa”Encontro com o feminino: Hilda Hilst e outras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

HAUDENSCHILD, Teresa Rocha Leite. Escuta analítica da bissexualidade psíquica. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.4, pp. 75-84. ISSN 0486-641X.

A autora pressupõe que, para que o analista tenha uma escuta da bissexualidade psíquica do paciente na sessão, é necessário que ele mesmo a tenha elaborado suficientemente. Acentua que, embora apareça primeiro na análise a bissexualidade psíquica secundária, esta é uma transformação da primária, a qual deve ser o foco de um cuidadoso trabalho analítico. Enfatiza a importância do fator transgeracional nas falhas de constituição da bissexualidade psíquica primária. Como consequência extrema dessas falhas pode resultar uma ambissexualidade, em lugar da constituição da bissexualidade psíquica. Algumas vinhetas clínicas ilustram o tema tratado.

Palavras-chave : Bissexualismo primário e bissexualismo secundário; Feminino puro e masculino puro; Materno primário e feminino primário; Masculino e feminino; Ambissexualidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License