SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4A guerra e o repúdio ao feminino: Tróia como paradigmaEntre demais e muito pouco: a quadratura do círculo da parentalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

WELLDON, Estela V.. O mito da maternidade glorificada. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.4, pp. 113-123. ISSN 0486-641X.

De acordo com a tradição psicanalítica a perversão é exclusivamente masculina. Partindo de sua vasta experiência clínica a autora descreve e teoriza as perversões femininas. Diferente das perversões masculinas nas quais o ataque perverso se dirige ao exterior; na mulher se dirigem com todo seu corpo contra si mesma, seu corpo ou seu bebê. Assim as auto lesões, a anorexia, a bulimia poderiam ser consideradas frequentemente como sintomas das perversões femininas. Entre estas a perversão da maternidade ocupa um lugar central. Imbuídas do poder extraordinário que lhes confere o fato de se tornarem mães, as mulheres podem manifestar sua perversão não somente contra si mesmas mas contra seus filhos que são considerados uma extensão de seus próprios corpos. Assim se definem as diferenças fundamentais entre as perversões femininas e masculinas em um quadro.

Palavras-chave : Perversões; Maternidade; Psicopatologia feminina; Trauma; Poder doméstico; Corpo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License