SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4El mito de la maternidad glorificadaEl divino goce: el narcisismo femenino y los místicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

PRAT, Régine. Entre demais e muito pouco: a quadratura do círculo da parentalidade. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.4, pp. 125-137. ISSN 0486-641X.

A parentalidade é focada aqui como uma crise de identidade resultante do traumatismo da percepção da dependência total do bebê frente aos pais. O psiquismo parental supõe portanto uma mutação profunda. Neste trabalho as necessidades do bebê vão ser enfocadas em seu aspecto contraditório: por um lado a necessidade de ser protegido e contido de maneira firme e, ao mesmo tempo, a necessidade de permitir que ele efetue suas próprias experiências, não impedindo sua autonomia. A quadratura do círculo ou a missão impossível da parentalidade vai ser explorada em seus aspectos de experiência comum a todos os pais, como também a sua patologia. O desenvolvimento das capacidades de atenção permite vias de resolução para esse paradoxo, e se revela particulamente útil enquanto instrumento terapêutico.

Palabras clave : Atenção; Dependência; Depressão pós-parto; Parentalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License