SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4O divino gozo: o narcisismo feminino e os místicosFeminilidade primária: feminilidade estrutural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

LARTIGUE DE VIVES, Teresa  e  VIVES ROCABERT, Juan. Reações contratransferenciais e gênero do analista e analisando/a. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.4, pp. 145-152. ISSN 0486-641X.

A partir de uma concepção holística ou totalística da contratransferência, se aborda o problema de gênero do psicanalista, que faz alusão à figura real, a seu ser como pessoa, o qual se opõe a um dos objetivos centrais da psicanálise, que é o escrutínio da subjetividade do paciente, de sua realidade psíquica. Se distinguem dois tipos de compreensão da situação transferencial, como mecanismo de defesa (não importa o gênero) e como repetição ou depósito de objetos internos (o gênero tanto do paciente, como do analista são particularmente relevantes, principalmente a revivência da problemática edípica). Se faz uma breve revisão das diferêncas de gênero no que é relativo às transferências eróticas e erotizadas, o tratamento de pacientes homossexuais, as interpretações transferenciais, da mesma forma que nos sonhos contratransferenciais, e nos aspectos ideológicos, preconceitos e/ou estereótipos que podem funcionar como áreas cegas que interferem no tratamento psicanalítico; daí a importância da autoanálise e a formação de grupos de reflexão dos(as) psicanalistas sobre esta problemática.

Palavras-chave : Transferência e contratransferência; Diferenças de gênero.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License