SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4Reações contratransferenciais e gênero do analista e analisando/a índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

ALIZADE, Marian. Feminilidade primária: feminilidade estrutural. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.4, pp. 153-160. ISSN 0486-641X.

A feminilidade preliminar é a base dos primeiros movimentos e identificações sensuais. A mulher-mãe exercita com seu bebê o território de uma feminilidade passiva onde, segundo as palavras de Freud (1905, p. 792), ocorre “uma espécie de orgasmo”. Essa entrega preliminar é o primeiro esboço da feminilidade em todo ser humano. A rejeição ao feminino tem fortes raízes culturais. A quarta série complementar (Alizade, 2004) enfatiza a importância do fator sociocultural no caráter e no psiquismo. A feminilidade estrutural é a consequência da decantação do final do complexo de Édipo e constroi no psiquismo das mulheres, de um lado, o espaço “solo” e, de outro, o espaço não-mãe. Este artigo considera ambos os espaços e mostra suas consequências no desenvolvimento psíquico e na saúde mental das mulheres.

Palavras-chave : Feminilidade estrutural; Complexo de Édipo; Espaço não-mãe; Espaço “solo”; Quarta série complementar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License