SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Frida Kahlo: the painting as a process of searching herselfLittle Hans author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

CALICH, José Carlos et al. A pessoa do analista: o novo/velho incômodo. Reflexões a partir da “Teoria da sedução generalizada”, de Jean Laplanche. Rev. bras. psicanál [online]. 2009, vol.43, n.2, pp. 61-67. ISSN 0486-641X.

Os autores propõem uma reflexão sobre a situação de análise, valendo-se do pensamento de Laplanche a respeito da “Teoria da sedução generalizada”. Nesta, a neutralidade é vista como um conceito a ser revisado, considerando o papel fudamental do recusamento do analista frente a suas próprias demandas e às do paciente, como um instrumento técnico que possibilita o trabalho de tradução das mensagens enigmáticas. Reconhecem a complexidade do tema, uma vez que o analista se vê imerso em suas mensagens enigmáticas que ele também não traduziu e interferem em seu trabalho. Apresentam um material clínico que ilustra o questionamento da transferência em pleno e em oco, sendo esta a possibilidade de abrir o inusitado, ainda não pensado e por isto levar a uma situação de incômodo ao analista, concomitante ao favorecimento de novas traduções que contribuem para a expansão do inconsciente e o crescimento psíquico.

Keywords : Recusamento; Transferência; Pessoa do analista; Situação de análise; Neutralidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License