SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Pulsion and compulsionThe culture of uneasiness on account of unhappines author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

ROCHA, Nelson José Nazaré. Enactment: modelo para pensar o processo psicanalítico. Rev. bras. psicanál [online]. 2009, vol.43, n.2, pp. 173-182. ISSN 0486-641X.

A partir de uma breve revisão bibliográfica, o autor inicia o artigo descrevendo e discutindo o conceito de enactment, e a maneira como ele define este e outros termos. Seguindo a diferenciação proposta por Jacobs entre enactments abertos e fechados, o autor apresenta um curto exemplo clínico do primeiro e uma situação clínica mais complexa para ilustrar o segundo tipo. Em seguida, usando a última ilustração, o autor examina a importância do conceito na sua aplicação clínica, discutindo ainda a sua validade como um instrumento para a compreensão e para o trabalho com os fenômenos clínicos, e em suas diferenças relacionadas aos conceitos de acting out e identificação e contraidentificação projetivas. O autor conclui, defendendo o uso desse conceito como um modelo - no sentido em que foi usado por Bion: como um instrumento para pensar, que deve ser abandonado após o uso - para auxiliar a descrever e a pensar sobre a situação analítica.

Keywords : Enactment; Acting out; Identificação projetiva; Contraidentificação projetiva; Adolescente borderline.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License