SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Em que nos toca a neurociência? Comentário à entrevista de Fúlvio Scorza[ign] [title language=es]Comentário a la entrevista de Fúlvio Alexandre ScorzaO sistema mental determinante da inveja índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

TANIS, Bernardo. Especificidade no processo de elaboração do luto na adolescência. Rev. bras. psicanál [online]. 2009, vol.43, n.3, pp. 39-50. ISSN 0486-641X.

Propomos neste trabalho, a partir da nossa experiência clínica, a hipótese da existência de certas particularidades na elaboração das perdas na adolescência; especificamente abordamos o penoso processo de luto pela morte do pai. Os processos identificatórios, as questões inerentes à sexualidade e identidade de gênero, assim como os conflitos inerentes à constelação edípica adquirem singular intensidade nesse período da vida. Consideramos importante abordar essas questões pelo esclarecimento que podem trazer para a tarefa clínica com esses analisandos e pelo enriquecimento da nossa compreensão metapsicológica da constituição do psiquismo do adolescente. Ampliamos a compreensão do lugar psíquico dos processos temporais, identificatórios e de simbolização, assim como o impacto dos mesmos na vida adulta.

Palavras-chave : Adolescência; Morte do pai; Elaboração do luto; Identificação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License