SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3O sistema mental determinante da invejaUma aproximação ao mundo dos conteúdos oníricos e a cesura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

GOULART, Adalberto A.. Intersubjetividade e especificidade em psicanálise. Rev. bras. psicanál [online]. 2009, vol.43, n.3, pp. 59-70. ISSN 0486-641X.

Partindo do conceito de Pulsão em Freud, o autor tece considerações sobre a importância da função materna e sua interação com o bebê como base fundamental para a construção da nova personalidade. Desenvolve o tema chegando à relação analítica e discute a importância da presença da personalidade total do analista na sessão, inclusive enquanto pessoa real, tanto quanto a do paciente, interagindo e interferindo no processo, apesar da neutralidade técnica buscada. O conceito de intersubjetividade é destacado como sendo a fantasia da dupla no campo analítico, construída pelo encontro das subjetividades de ambos os componentes, que serão resgatadas posteriormente, nas suas diferenças, tendo sido enriquecidas pelo encontro intersubjetivo. Destaca a importância de certa dose de coragem e ousadia que o analista precisa ter para que possa fazer uso da matéria-prima que emerge no campo intersubjetivo, sempre amparado por uma sólida formação psicanalítica, por seus estudos e especialmente por uma experiência de análise pessoal satisfatória. Sugere que o trabalho analítico consiste em construir novos significados e que, trabalhando no espaço intersubjetivo, a dupla analítica se torna mais integrada, mais viva, mais criativa e, especialmente, mais verdadeira.

Palavras-chave : Trieb; Papel materno; Intersubjetividade; Diálogo psicanalítico; Psicanálise.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License