SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Deep Fritz versus Sigmund Freud: a luta do séculoA compulsão nossa de cada dia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MARINHO, Ney. A psicanálise como atividade: desafios e resistências. Rev. bras. psicanál [online]. 2009, vol.43, n.3, pp. 105-117. ISSN 0486-641X.

O autor procura responder ao questionamento sobre o que seria específico e/ou revolucionário na psicanálise e o campo de resistências que ela geraria no presente. Parte de um vértice: o da psicanálise como uma atividade e, a partir deste ângulo, desenvolve sua resposta em três seções. A primeira discute a especificidade da epistemologia psicanalítica. A segunda, a radicalidade da clínica psicanalítica, tomando como referência um texto de Michael Brearley. A terceira é dedicada às resistências internas (a partir do próprio movimento psicanalítico) e externas (a partir da cultura). Finaliza desenvolvendo as epígrafes que abrem o trabalho e pretendem resumi-lo.

Palavras-chave : Psicanálise; Atividade; Epistemologia; Forma de vida; Resistência; Michael Brearley; Wittgenstein; Bion.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License