SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3A compulsão nossa de cada diaA clínica psicanalítica atual: obsessão, compulsão, fobia e pânico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

BORGES, Giovana  e  PAIM FILHO, Ignácio A.. A “Via Sacra” do filicídio no processo analítico. Rev. bras. psicanál [online]. 2009, vol.43, n.3, pp. 127-132. ISSN 0486-641X.

Os autores se propõem a repensar a vigência do pensamento freudiano a respeito da importância do inconsciente do analista e, por conseguinte, sua análise pessoal no processo analítico. Diante dessa premissa, focalizam as consequências tanáticas no exercício de sua função, quando não se dá por parte do analista a aquisição de uma “determinada condição psicológica em alto grau”. Tomam como escopo o acontecer simbólico do filicídio. Postulam que o destino de toda a transferência que seja perpetuada pelo repúdio ao feminino do analista determinará o assassinato da autonomia do analisando. Assim sendo, ratificam o caráter interminável de toda a análise e a importância de que cada analista não viva, somente, como uma injúria narcísica o seu desejo e/ou a necessidade de voltar ao divã.

Palavras-chave : Transferência; Repúdio ao feminino; Filicídio; Narcisismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License