SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Reflections on non-dreams-for-two, enactment and the analyst's implicit alpha-functionNotes on the concept of splitting (Spaltung) under the light of problems coming from translation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

FRANCA, Maria Thereza de Barros. Contribuição ao estudo da compulsão à repetição: dualidades, demonidades e dimensionalidades. Rev. bras. psicanál [online]. 2009, vol.43, n.4, pp. 121-132. ISSN 0486-641X.

A autora inicia abordando as dualidades pulsionais, as "demonidades", atributo com o qual Freud qualificou a compulsão à repetição em íntima relação com a pulsão de morte, e a proposta de Green de que se pode observar a compulsão à repetição dissociada do acting-out. A partir das dimensionalidades de Meltzer (evolução das identificações self-objeto na mente primitiva), propõe que os fenômenos ligados à bidimensionalidade encontram-se em estreita relação com a compulsão à repetição, podendo (ou não) representar obstáculo à construção de um continente mental. Os processos de "desmanche" do continente, pela ação massiva de mecanismos de defesa, ligados às pulsões destrutivas, resultam em despojamentos crescentes de significado emocional. A teoria das dimensionalidades se revela um interessante instrumento para a prática clínica no sentido da observação das manifestações da compulsão à repetição, tal como está ilustrado nos casos clínicos apresentados: uma adolescente, um latente e uma criança pequena.

Keywords : compulsão à repetição na infância; dimensionalidades de Meltzer; mente primitiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License