SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número4Reflexões sobre não-sonho-a-dois, enactment e função alfa implícita do analistaNotas sobre o conceito de splitting (Spaltung) à luz de questões de tradução índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

FRANCA, Maria Thereza de Barros. Contribuição ao estudo da compulsão à repetição: dualidades, demonidades e dimensionalidades. Rev. bras. psicanál [online]. 2009, vol.43, n.4, pp. 121-132. ISSN 0486-641X.

A autora inicia abordando as dualidades pulsionais, as "demonidades", atributo com o qual Freud qualificou a compulsão à repetição em íntima relação com a pulsão de morte, e a proposta de Green de que se pode observar a compulsão à repetição dissociada do acting-out. A partir das dimensionalidades de Meltzer (evolução das identificações self-objeto na mente primitiva), propõe que os fenômenos ligados à bidimensionalidade encontram-se em estreita relação com a compulsão à repetição, podendo (ou não) representar obstáculo à construção de um continente mental. Os processos de "desmanche" do continente, pela ação massiva de mecanismos de defesa, ligados às pulsões destrutivas, resultam em despojamentos crescentes de significado emocional. A teoria das dimensionalidades se revela um interessante instrumento para a prática clínica no sentido da observação das manifestações da compulsão à repetição, tal como está ilustrado nos casos clínicos apresentados: uma adolescente, um latente e uma criança pequena.

Palavras-chave : compulsão à repetição na infância; dimensionalidades de Meltzer; mente primitiva.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License