SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Algumas reflexões sobre a psicanálise, ontem e hojeIPA - Cem anos de resistência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

BITTENCOURT, Anna-Maria de Lemos. O futuro mutante da psicanálise. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.1, pp. 27-31. ISSN 0486-641X.

A autora examina algumas transformações e revisões ocorridas na teoria e na técnica psicanalítica, na obra de Freud e na de seus sucessores, desde 1910. Considera decisivas as mudanças da última teoria freudiana, assim como as contribuições de Ferenczi e Winnicott e examina seus desdobramentos na clínica contemporânea. Verifica possíveis mudanças dos princípios e fins do método analítico. O histórico de transformações mostra a fecundidade do pensamento psicanalítico, levando a autora a considerar que as perspectivas futuras da terapia analítica serão alvissareiras, desde que um vigor mutante seja mantido, o que exige dos analistas e de suas instituições, a análise permanente de mecanismos que possam levar a estéreis repetições.

Palavras-chave : psicanálise "clássica"; manejo; integração do eu; transformações teóricas e técnicas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )