SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Current Diseases or Current Psychoanalysis?An analyst's après-coup author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

COELHO JUNIOR, Nelson Ernesto. Da intercorporeidade à co-corporeidade: elementos para uma clínica psicanalítica. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.1, pp. 51-60. ISSN 0486-641X.

Este artigo procura estabelecer os elementos básicos de uma clínica psicanalítica fundada na experiência de uma co-corporeidade. A noção de corporeidade é definida como um tecido material e energético, móvel e instável, movido por forças pulsionais, em sua remissão aos objetos e marcado por interferências de intensidades internas e externas, constituindo um campo de forças e protossentidos. Propõe-se que não há como expulsar a dimensão pulsional da corporeidade, tampouco o Eu e o inconsciente. Mas também não há como negar a dimensão relacional, propriamente intersubjetiva da situação analítica. Com isso, sublinha-se a necessária tensão permanente entre as dimensões intrapsíquicas e as dimensões intersubjetivas na clínica e na teorização psicanalíticas. Sublinha-se, também, a preferência pela noção de co-corporeidade com relação à de intercorporeidade, já que se entende que a ênfase não deve se situar no "entre" corporeidades, mas sim na ideia da copresença de duas corporeidades que já trazem em si o Eu e o outro.

Keywords : Corporeidade; intersubjetividade; campo analítico; metapsicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )