SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1A "Serenidade" do "Sítio do Estrangeiro": possibilidades de diálogo entre Pierre Fédida e Martin HeideggerO conceito de psicose atual na psicossomática psicanalítica de Joyce McDougall índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MELLO, Maria Celina Anhaia. Noite: escuridão sem tempo. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.1, pp. 85-98. ISSN 0486-641X.

Por meio da análise do material clínico de uma criança de quatro anos e de uma jovem de vinte e quatro, procuro desenvolver ideias a respeito das representações da noite e seus desdobramentos: insônia, pesadelos, terrores noturnos, angústias de morte. Analisando por um lado, a produção gráfica da criança e por outro, os sonhos da jovem, procuro estabelecer uma equivalência entre as diferentes formas de expressão que ambas encontram. Questões referentes ao tempo e atemporalidade do mundo psíquico são abordadas. Evidenciam-se situações de rivalidade fraterna, ataques ao corpo materno e configurações edípicas, vistos ora pelo prisma da menina, ora da moça, como se ambas teatralizassem a mesma personagem em momentos diferentes da existência.

Palavras-chave : tempo; representação; sonhos; terror noturno; processo primário; processo secundário.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )