SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2É preciso ser psicanalista. É preciso?Núcleos neuróticos e não neuróticos: constituição, repetição e manejo na situação analítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

GRANA, Roberto Barberena. O diálogo transicional na psicanálise de crianças: indicação lúdica e testemunho presencial. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.2, pp. 55-64. ISSN 0486-641X.

Este estudo (subdividido em dois artigos) propõe neste primeiro tempo uma revisão das formas historicamente assumidas pela prática psicanalítica com crianças, apontando os pressupostos epistêmico-ontológicos que a sustentam e realizando uma crítica da atividade interpretativa - particularmente a operada pelos psicanalistas kleinianos - que questiona principalmente a crença compartilhada na sua potencialidade mutativa pela produção de insights. Para isso, toma como suporte as obras de Ferenczi, Winnicott e Lacan e sugere uma abordagem clínica que realça a comunicação indireta (lúdico-metafórica) e a presença viva e discreta (anobstrutiva) do analista no interior do setting.

Palavras-chave : psicanálise de crianças; diálogo transicional; indicação lúdica; testemunho presencial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )