SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2El diálogo transicional en el psicoanálisis de niños: indicación lúdica y testimonio presencialAbrazos partidos: repetición y apertura en el vinculo transferencial de pacientes límite índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

MINERBO, Marion. Núcleos neuróticos e não neuróticos: constituição, repetição e manejo na situação analítica. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.2, pp. 65-77. ISSN 0486-641X.

Investiga-se a questão da constituição, repetição e manejo de núcleos neuróticos e não neuróticos em uma mesma analisanda. Considerou-se a perspectiva transgeracional para imaginar, a partir da situação transferencial-contratransferencial, que elementos inconscientes poderiam estar na origem desses núcleos. Propõe-se a hipótese de que elementos tanáticos não simbolizados pelas figuras parentais, evacuados e alojados pela psique em formação, estão na origem dos núcleos não neuróticos (do sofrimento narcísico-identitário); e elementos-beta eróticos, não simbolizados pelas figuras parentais, evacuados e alojados pela psique em formação, estão na origem dos núcleos neuróticos.

Palabras clave : núcleos neuróticos e não neuróticos; repetição; manejo; elementos-beta tanáticos; elementos-beta eróticos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )