SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2O diálogo transicional na psicanálise de crianças: indicação lúdica e testemunho presencialAbraços Partidos: repetição e abertura no vínculo transferencial de pacientes fronteiriços índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MINERBO, Marion. Núcleos neuróticos e não neuróticos: constituição, repetição e manejo na situação analítica. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.2, pp. 65-77. ISSN 0486-641X.

Investiga-se a questão da constituição, repetição e manejo de núcleos neuróticos e não neuróticos em uma mesma analisanda. Considerou-se a perspectiva transgeracional para imaginar, a partir da situação transferencial-contratransferencial, que elementos inconscientes poderiam estar na origem desses núcleos. Propõe-se a hipótese de que elementos tanáticos não simbolizados pelas figuras parentais, evacuados e alojados pela psique em formação, estão na origem dos núcleos não neuróticos (do sofrimento narcísico-identitário); e elementos-beta eróticos, não simbolizados pelas figuras parentais, evacuados e alojados pela psique em formação, estão na origem dos núcleos neuróticos.

Palavras-chave : núcleos neuróticos e não neuróticos; repetição; manejo; elementos-beta tanáticos; elementos-beta eróticos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )