SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Os novos ritmos do século XXI e a clínica psicanalítica contemporâneParadoxo e racionalidade no homem winnicottiano: a sombra de Heráclito de Éfeso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

CANDI, Talya Saadia. O que está em jogo no trabalho analítico? As contribuições de André Green para a metapsicologia da situação analítica. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.2, pp. 111-119. ISSN 0486-641X.

Este artigo comenta trechos do relatório que André Green apresentou em 1975 no XXIX Congresso da IPA, e traz as contribuições desse psicanalista francês para a metapsicologia da situação analítica. Para Green, a sessão de análise deve ser pensada a partir das descobertas freudianas sobre o trabalho do sonho. Tal como acontece com o sono e o sonho, a finalidade do dispositivo acionado pelo enquadre analítico é implantar as condições necessárias e suficientes para estruturar um processo de simbolização. Ressurgidos do inconsciente ou produzidos pelo encontro analítico, esses símbolos devem poder gerar significados que possam ser traduzidos em pensamentos, palavras e interpretações abrindo espaço para a elaboração das experiências afetivas. O autor introduz a noção de paciente-limite como sendo os pacientes que apresentam uma intolerância ao dispositivo convencional e acrescenta que as variações no dispositivo promovem uma elasticidade técnica, tendo como objetivo único preservar na sessão de análise as condições mínimas de simbolização, sem as quais o processo analítico estaria imobilizado.

Palavras-chave : André Green; simbolização; ausência; paciente-limite; enquadre psicanalítico.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )