SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2O que está em jogo no trabalho analítico? As contribuições de André Green para a metapsicologia da situação analíticaO tempo da clínica: dimensão investigativa e terapêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

NAFFAH NETO, Alfredo. Paradoxo e racionalidade no homem winnicottiano: a sombra de Heráclito de Éfeso. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.2, pp. 123-133. ISSN 0486-641X.

O artigo postula dois tipos de razão operando no homem saudável, tal qual concebido por Winnicott. O primeiro tipo (que guarda afinidades com aquele característico do pensamento de Heráclito de Éfeso) é a razão paradoxal: psíquica por excelência, dominando sempre que se trata de questões afetivas/sentimentais. A outra razão é a utilitária (que corresponde à lógica formal, tal qual formulada por Aristóteles), mental por excelência, operando sempre que o self tem de lidar com questões de utilidade prática, envolvendo suas relações com o mundo sociocultural. O espaço potencial (situado entre o objeto subjetivo e o objeto objetivo) constitui o instrumento de tradução bidirecional entre as duas razões.

Palavras-chave : razão; psique; mente; Winnicott.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )