SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Paradoja y racionalidad en el hombre concebido por Winnicott: la sombra de Heráclito de ÉfesoAl este del Edén: locura, hechizo y suicidio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

MARCOLA, Maria Alzira; ROMERA, Maria Lúcia Castilho  y  PARAVIDINI, João Luiz Leitão. O tempo da clínica: dimensão investigativa e terapêutica. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.2, pp. 135-146. ISSN 0486-641X.

O Homem apreende as sequências de acontecimentos em função de símbolos reguladores temporais, como se fossem característicos do Humano. A constituição temporal é inseparável do simbólico. Pelo interesse investigativo e terapêutico, instigou-se uma questão: como operar na lógica do desejo, nas lógicas temporais do campo transferencial? Buscou-se investigar até onde o método psicanalítico pode ser intimado, em uma específica lógica temporal constituinte. Qual dimensão constitui a psique? Ao pensar o tempo pela lente psicanalítica articulado à contemporaneidade, busca-se ampliar os horizontes da psicanálise e tomá-la fora da clínica padrão. Tal discussão remeteu à noção do tempo lógico de Lacan, e aos tempos da análise de Herrmann, que articulado com o que se presentifica em determinado proceder analítico, inaugura uma outra dimensão de tempo advindo da experiência de um vínculo em condição de análise, a intemporalidade.

Palabras clave : método psicanalítico; lógica temporal; intemporalidade do inconsciente; cura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )