SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3A prática clínica e os Grupos de TrabalhoPara clinicar, clinico (parafraseando Pablo Neruda em "Para nascer, nasci".) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

CALICH, José Carlos. Os Grupos de Trabalho na América Latina: minha experiência pessoal e breves reflexões sobre suas possibilidades na América Latina. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.3, pp. 71-74. ISSN 0486-641X.

O autor, a pedido dos editores da Revista Brasileira de Psicanálise, relata suas experiências pessoais com os Grupos de Trabalho (GT - Working Parties) que, criados na Federação Europeia de Psicanálise (FEP) como proposta para avanços na metodologia de investigação em psicanálise, com base eminentemente clínica, estão agora sendo implementados na América Latina, atraindo a atenção de um grande número de colegas. Apresenta também algumas reflexões sobre a contextualização desses grupos na realidade latino-americana e sobre suas possíveis aplicações em outras áreas da prática e da formação psicanalítica.

Palavras-chave : investigação em psicanálise; Grupos de Trabalho; formação psicanalítica; educação psicanalítica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )