SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Subjetividade no reconhecimento da vida no universoCompulsão à repetição: pulsão de morte "trans-in-vestida" de libido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

FILHO, Homero Vettorazzo. O respeito à alteridade e sua importância na constituição do ideal-do-eu: uma reflexão clínica a partir de formas de vinculação na transferência. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.3, pp. 105-116. ISSN 0486-641X.

O autor discutirá a ética e as legalidades do ideal-do-eu, considerado em sua condição de instância psíquica. Retoma as origens do ideal a partir de sua relação com a implantação do narcisismo e com os processos identificatórios. A raiz da ética é pensada considerando-se as formas de apropriação do corpo e dos sentimentos do infante pelo adulto sexualizado e, portanto, não apenas como consequência da resolução edípica. O autor apresenta o caso clínico de uma paciente com graves oscilações de humor. Apoia suas intervenções na hipótese de que a ética vigente nas formas da analisanda vincular- se ao seu ideal, e ao analista, se "apresenta" em tais oscilações. O conceito freudiano de regressão é retomado pelo autor que discute a "desidentificação" como possibilidade regressiva, sexualizante, que decompõe o "ideal" na "sombra do objeto". A distinção entre desejo de análise e desejo do analista é considerada sob o vértice da ética do ideal.

Palavras-chave : alteridade; ideal-do-eu; identificação; narcisismo; subjetivação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )