SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Do menino do carretel ao menino da ilha: desafios para o conceito de transferência e desdobramentos a partir da clínica dos estados primitivos da menteClone: o inferno do si mesmo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

LISONDO, Alicia Beatriz Dorado de. Rêverie re-visitado. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.4, pp. 67-84. ISSN 0486-641X.

O trabalho do sonho alfa é uma função primordial e permanente do psiquismo. Ele permite criar os pictogramas que oferecem figurabilidade para metabolizar as experiências emocionais. Esta teoria revoluciona a Techné psicanalítica. Rêverie é o conceito-chave que destaca e ilumina a relação de objeto. Ele nasce numa história transgeracional. A mãe grávida está envolvida numa união com sua mãe e com seu bebê. No psiquismo pré-natal e nos primeiros anos de vida da criança ela retira-se do mundo externo para investir sua atenção na relação com o filho. O analista exerce com o paciente a função alfa e o trabalho de sonho alfa em vez de rêverie, porque ele não teve com o paciente uma gestação - a não ser metafórica - corporal compartilhada. A função do rêverie na constituição da mente e suas múltiplas funções são destacadas: o trânsito através da cesura; matriz da mudança catastrófica; experiência de continuidade nas transformações; função de reclamação (Alvarez, 1992); ensinar a experiência da paixão; permitir o trabalho de figurabilidade (Botella, 2007); iniciar a atividade K da mente; inspirar a tolerância à frustração; convocar a esperança e fé; a cultura a partir do vértice artístico exerce função equivalente à do rêverie. Vinhetas clínicas ilustram a teoria.

Palavras-chave : trabalho do sonho; rêverie; constituição da mente; gênese do rêverie; funções do rêverie; técnica psicanalítica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )