SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Clone: o inferno do si mesmoO diálogo transicional na psicanálise de crianças: implicações clínicas de uma redescrição conceitual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SANCHES, Pedro Rodrigo Peñuela. A alteridade na conceituação freudiana de desejo e pulsão. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.4, pp. 97-108. ISSN 0486-641X.

O presente artigo pretende retomar a construção dos conceitos de desejo e de pulsão na obra freudiana, propondo uma leitura destes dois conceitos a partir das possibilidades que cada um deles abre para uma abordagem do problema da alteridade em Freud. O que se procurará discutir é que o conceito de desejo pressupõe certo tipo de solipsismo que só poderá vir a ser desconstruído dentro da própria obra freudiana a partir dos desenvolvimentos dados ao conceito de pulsão. Por fim, pretendese aventar alguns problemas presentes nas teorizações freudianas sobre a clínica, apontando para um possível compromisso destas com uma clínica que não faria juz à radicalidade da ideia de pulsão e do posicionamento epistemológico e ético que este conceito nos exige quando lido sob o prisma da noção de alteridade.

Palavras-chave : desejo; pulsão; alteridade; metapsicologia freudiana.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )