SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Simbolismo e construção: o analista como porta-voz da cultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

CAPER, Robert. Trabalho psicanalítico: psicanálise e atividade de pressuposto básico. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.4, pp. 181-189. ISSN 0486-641X.

O autor tenta circunscrever a perspectiva singular do trabalho analítico que, como trabalho, é propenso a gerar ansiedades e inseguranças que a dupla tenta controlar engajando-se em uma atividade de pressuposto básico. A tarefa do trabalho da análise é lançar uma luz (torná-los conscientes) sobre as crenças operantes dos pressupostos básicos. Os impasses enfrentados nesta tarefa, seja do lado do paciente, seja do lado do analista são discutidos considerando os respectivos lugares do sintoma e das interpretações do analista. Os mitos de Édipo, Éden e Orestes são convocados para ilustrar a ameaça do superego arcaico, e seu moralismo sobre o alcance deste conhecimento e a implícita necessidade de tolerar a insegurança, a conexa inexatidão e a potencialidade destrutiva da interpretação. Assim, podese garantir uma proximidade à verdade e a criatividade como decorrência desta.

Palavras-chave : trabalho psicanalítico; pressupostos básicos; moralismo superegoico; verdade; criatividade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )