SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1A sublimação: entre a clínica e a arteShibboleth de Doris Salcedo: reflexões sobre a representação do negativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SILVA JUNIOR, Nelson da  e  GASPARD, Jean-Luc. A iatrogênese da sublimação em três tempos da cultura. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.1, pp. 75-87. ISSN 0486-641X.

Argumentando contra a tendência geral dos psicanalistas a idealizarem a sublimação, buscamos demonstrar que essa não era a posição de Freud. Em seu pensamento, a sublimação sempre esteve relacionada à etiologia de patologias do psiquismo. Contudo, as modalidades desta relação são diferentes, e acompanham as profundas mudanças que marcaram seu pensamento sobre a cultura ao longo do tempo. Analisamos dois tipos de iatrogênese da sublimação explicitados por Freud: aquela ligada ao excesso de exigência de sublimação cujo caráter é contingente à cultura, e cujos efeitos seriam as neuroses atuais e as psiconeuroses, e aquela ligada à desfusão pulsional, de caráter necessário, e cujo efeito seria o masoquismo moral. Concluímos nosso trabalho analisando um terceiro tipo de efeito iatrogênico, ligado ao masoquismo erógeno, e característico da cultura ocidental atual.

Palavras-chave : sublimação; idealização da sublimação; fusão e desfusão pulsional; masoquismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License