SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Música, sublimação e a linguagem do inconscienteA situação analisante e a variedade da clínica contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

OLIVEIRA, Alda Regina Dorneles de et al. Jonathan, de Jordan e Ridley Scott: alguns comentários psicanalíticos. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.1, pp. 125-136. ISSN 0486-641X.

O relatório Situação Mundial da Infância 2006 da UNICEF - Excluídos e Invisíveis, divulgou a fragilidade a que estão expostas as crianças do planeta. Desejando ampliar a visibilidade desse documento, a produtora Chiara Tilesi, no filme Crianças Invisíveis, reuniu diretores de cinema para apresentarem suas versões sobre o tema. O presente texto resulta das ressonâncias em cada um dos autores ao assistirem Jonathan, de Ridley e Jordan Scott, um dos curtas-metragens que compõem Crianças Invisíveis. Seguindo a cadeia de transformações acionadas pelas imagens de Jonathan - especialmente, pelo modo como é retratado o tormento de um repórter fotográfico quando confrontado com a realidade da guerra - os autores, ao lado de reflexões teóricas e clínicas, ponderam sobre o que representa testemunhar a dor do outro, sobre alguns caminhos possíveis para promover a elaboração dessa terrível tarefa e concluem refletindo sobre as vicissitudes do sofrimento no trabalho do analista com seu paciente.

Palavras-chave : psicanálise e cinema; cesura; capacidade negativa; rêverie; resignificação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License