SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Always by a threadAmplifying the limits of interpretation in a clinic open to reality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

MACHADO, Sérgio Bacchi. Freud: normalização e crítica. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.1, pp. 165-175. ISSN 0486-641X.

Com base nos textos "Neurose e psicose" (Freud, 1924/1996C) e "A perda da realidade na neurose e na psicose" (Freud, 1924/1996e), retomamos o posicionamento de Freud ante as semelhanças e diferenças entre neuroses e psicoses, a fim de circunscrever a concepção de "desvio" a um momento específico da obra desse autor. Questionamos, então, o discurso atual que reputa Freud como adepto do ideal normativo. Para tanto, redesenhamos as principais linhas de força traçadas no texto "Moral sexual civilizada e doença nervosa moderna" (Freud, 1908/1996b) com o objetivo de demonstrar a crítica contundente de Freud à moral social e às concepções adaptacionistas; concepções essas que tomam a sociedade como dado visível e completo. Por fim, destaca-se o valor do pensamento freudiano para a crítica à normalização social.

Keywords : Freud; normalização; moral.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License