SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Sobre migrações e transferênciasSubjetividade na teoria de Winnicott: internalidade, externalidade e o espaço transicional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

BORGOGNO, Franco. Ferenczi, o "analista introjetivo".Traduzido porAntonio Fournier. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.2, pp. 105-117. ISSN 0486-641X.

O objetivo deste trabalho é evidenciar os motivos pelos quais, no âmbito de nossa história, Ferenczi representa o protótipo do analista introjetivo por excelência. Para isso, adotarei o tipo de leitura dos textos clássicos da psicanálise que propus em Psicanálise como percurso (1999), explorarei e discutirei algumas das razões teóricas e clínicas que, ao longo de todo seu "percurso de vida e obras", transformaram-no num analista introjetivo. É justamente essa sua característica específica a torná-lo, ainda hoje, para muitos de nós, uma inspiração e um mestre de um modo contemporâneo. Concentrarei minha reflexão, em particular, sobre seus primeiros escritos e sobre os últimos, para demonstrar o progressivo desenvolvimento dessa importante diretriz de sua concepção psicanalítica e de seu estilo.

Palavras-chave : Sándor Ferenczi; introjeção; projeção; inversão dos papéis; continência; transformação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )