SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Ferenczi, o "analista introjetivo"A aurora da simbolização: contribuições iniciais de Bion a uma teoria da observação e do pensamento primitivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

LIMA, Julia Coutinho Costa. Subjetividade na teoria de Winnicott: internalidade, externalidade e o espaço transicional. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.2, pp. 119-126. ISSN 0486-641X.

Este estudo teve como tema as estratégias de localização da subjetividade. Seu objetivo foi o de analisar os modos de localização da vida subjetiva que foram desenvolvidos pela teoria psicanalítica de Winnicott. Para tanto, enfocou-se as ideias de internalidade e externalidade na constituição das subjetividades, bem como destacou-se a contribuição que a noção de espaço transicional trouxe para esse campo. Chegou-se, assim, à análise de algumas matrizes de entendimento para as relações entre interno e externo, e para a noção de espaço segundo a obra winnicottiana. Dentre essas, sobressaíram na discussão as noções de internalidade como privacidade; apontou-se também para a ideia constitutiva de espaço como limite e por fim, foi abordada a ideia de espaço sem limites, que estaria mais afinada com uma noção interacional de espaço, ou espaço da continuidade.

Palavras-chave : subjetividade; espaço transicional; Winnicott.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )