SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Subjetividade na teoria de Winnicott: internalidade, externalidade e o espaço transicionalElaborações metapsicológicas sobre o trauma e as patologias de déficit. Repensando a clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SALVITTI, Adriana. A aurora da simbolização: contribuições iniciais de Bion a uma teoria da observação e do pensamento primitivo. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.2, pp. 127-138. ISSN 0486-641X.

Na década de 1950 Bion publicou artigos dedicados à clínica da psicose que são conhecidos por mostrarem a pertinência, o alcance e os desdobramentos possíveis dos conceitos de Melanie Klein. Embora a ênfase esteja colocada nos processos patológicos da posição esquizoparanoide, Bion também nota a existência de processos que participam dos primórdios da simbolização nessa mesma posição. Descreve as tentativas da personalidade psicótica de restaurar o ego danificado, bem como o uso comunicativo da identificação projetiva. Essa contribuição teórica é acompanhada de uma abordagem clínica que compõe um esboço das discussões do autor sobre o método psicanalítico nas décadas seguintes, em especial, sobre a importância de o analista observar qual a natureza dos fenômenos e pensar sobre o seu significado enquanto eles ocorrem.

Palavras-chave : personalidade psicótica; identificação projetiva; ideograma; pensamento pré-verbal; observação psicanalítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )