SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2A aurora da simbolização: contribuições iniciais de Bion a uma teoria da observação e do pensamento primitivoO papel do outro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MAGDALENO JUNIOR, Ronis. Elaborações metapsicológicas sobre o trauma e as patologias de déficit. Repensando a clínica. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.2, pp. 139-150. ISSN 0486-641X.

O autor propõe uma reflexão sobre o papel do trauma na estruturação do aparelho psíquico e de vazios representacionais e sobre o desenvolvimento da teoria freudiana que trata das neuroses atuais procurando demonstrar que seus sintomas são a representação somática da pulsão, marcas sem representação psíquica que se expressam por descargas corporais acompanhadas por sentimentos de medo, o que perpetua o efeito traumático. A hipótese é que o inconsciente materno tem um efeito traumático para o bebê, promovendo ao mesmo tempo o recalque primário e a fundação do Eu e, no caso de falhas na função materna, formam-se áreas de vazio representacional pelo efeito de comoção e antecipação. O manejo clínico destes pacientes apresenta particularidades, dependendo a eficácia da análise da empatia e da identificação para possibilitar, per via de porre, a construção de novas áreas psíquicas. A postura interpretativa clássica é ineficiente podendo ter um efeito re-traumatizante.

Palavras-chave : patologias de déficit; angústia atual; processo terapêutico; trauma.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )