SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3A "sociedade excitada" na clínicaSacrifício e escrita em Christoph Türcke índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MONDRZAK, Viviane Sprinz. A psicanálise em tempos de excitação: para além da sensorialidade. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.3, pp. 25-31. ISSN 0486-641X.

Tomando as ideias de Türcke como estímulo para uma reflexão livre, este comentário se propôs a pensar alguns aspectos da cultura ocidental contemporânea, incluindo o papel da psicanálise neste panorama. O eixo central situou-se em torno do papel da razão na modernidade, sua idealização como fonte de respostas, papel desempenhado anteriormente pelo pensamento religioso. A fratura no mito da razão nos torna mais humildes, com uma noção mais clara dos limites do nosso conhecimento. Mas, ao mesmo tempo, surgem defesas contra a quebra de onipotência, utilizando os meios que o desenvolvimento tecnológico atual coloca à disposição. São discutidos alguns aspectos relacionados aos desafios que a psicanálise, como parte do pensamento ocidental da modernidade precisa enfrentar, no processo de integrar as mudanças sem perder sua essência.

Palavras-chave : pós-modernismo; razão; sensorialidade; lógica simétrica e assimétrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License