SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Função interpretativa: dois personagens em busca de sentidoA "mágica" no setting índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

GOLDFAJN, Denise Salomão. E-setting: um dia ordinário no consultório de um psicanalista. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.3, pp. 61-68. ISSN 0486-641X.

A cada dia vemos crescer em nossos consultórios, comunicações eletrônicas entre pacientes e analistas. Essas comunicações variam entre emails, mensagens de texto, uso do Google e do Skype, a convites para que analistas participem de comunidades virtuais e conversas "em tempo real" (chats). O mundo virtual ou ciberespaço apresenta-se no material manifesto trazido pelos pacientes na sessão, desafiando o tradicional setting, definido como o encontro físico do par analítico no consultório, em horários pré-estabelecidos. O que podemos entender por esse tipo de comunicação? Como torná-las parte do processo analítico? Partindo de vinhetas clínicas, o presente trabalho aborda aspectos da evolução do ciberespaço na cultura e no discurso psicanalítico. A partir desse mapeamento, algumas ideias de Bion e Winnicott são utilizadas, principalmente, usando o entendimento transferencial como principal via para criar significado ao material manifesto, ampliando a transferência para além do tempo e do espaço da sessão clínica.

Palavras-chave : ciberespaço; setting; transferência; transitoriedade; paradoxo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License