SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3E-setting: um dia ordinário no consultório de um psicanalistaFato selecionado e a possibilidade de restauração de função alfa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

DUARTE, Renata Martinelli. A "mágica" no setting. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.3, pp. 69-76. ISSN 0486-641X.

A autora relata uma experiência clínica inusitada em que a interpretação brota de um estado de devaneio e se questiona sobre a origem de tal interpretação. A partir do conceito de que o trabalho analítico ocorre quando a dupla analítica interage, criando em conjunto, para sustentar tal experiência recorre ao que Ogden denomina de terceiro analítico, resultado da interação intersubjetiva dos dois sujeitos da análise. O analista além de escutar a vivência do analisando, participa desta criação, inclusive com seu próprio devaneio. Assim como no jogo dos rabiscos de Winnicott, a construção acontece passo a passo, pela dupla analítica. O resultado dessa criação conjunta não tem como ser previsto e pode mesmo surpreender.

Palavras-chave : devaneio; intersubjetividade; terceiro analítico; jogo dos rabiscos; técnica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License