SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3A "mágica" no setting índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

LABATE, Julio Cesar Tadeu Chavasco. Fato selecionado e a possibilidade de restauração de função alfa. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.3, pp. 77-84. ISSN 0486-641X.

Com o auxílio da música lembrada na sessão, que funciona como um fato selecionado e associando essa experiência com outras possíveis situações, a dupla analítica pôde aproximar-se de uma experiência emocional que estava inalcançável. Progressivamente surgem evidências de uma possível restauração da função alfa debilitada. O autor utiliza como experiência empírica o caso do Senhor A, um paciente de 60 anos, atendido regularmente em análise há um ano e que apresentava problemas de ansiedade, além de um receio constante de estar com alguma doença. Seus sintomas e seu comportamento ficam esvaziados de sentido, servindo apenas como atualizações de experiências emocionais não elaboradas em consequência da falha de sua função alfa. A compreensão desses sinais como ruínas de registro sensorial da experiência emocional, junto com o trabalho analítico, permite, progressivamente, auxiliar o desenvolvimento da dupla e o paciente apresentar sinais de alguma restauração da função alfa.

Palavras-chave : restauração da função alfa; queixas hipocondríacas; sonho; material clínico; representação do acontecimento psíquico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License