SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Tropismos na clínica: tropismo de vida e tropismo de morte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

QUINODOZ, Danielle  e  RIVAROLA, Ana Maria Rosa Rocca. Envelhecer, uma viagem para a descoberta de si mesmo. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.3, pp. 97-108. ISSN 0486-641X.

Um aspecto do trabalho de envelhecer consiste em tentar reconstruir nossa própria história interna de maneira a se poder dar a nossos últimos anos seu lugar justo em nossa jornada pela vida. Frequentemente será uma questão de superar o conflito entre paralisar o tempo com a ilusão de manter a morte à distância e levar em conta a natureza transiente da vida a fim de perceber seu verdadeiro sabor. Podemos envelhecer justapondo os diferentes períodos da nossa vida sem reuni-los, criando assim a ilusão de tempo infinito; ou podemos envelhecer integrando as diversas fases de nossa vida numa narrativa histórica coerente. Essa representação do tempo deixa a porta aberta para vivências que a autora chama de "pequenos segundos de eternidade". Podemos viver esses momentos quando estamos profundamente emocionados - alegre ou dolorosamente - por algo, de tal maneira que percebamos outra qualidade de tempo que supere sua dimensão cronológica sem ao mesmo tempo negá-lo. Ajudar as pessoas idosas a identificar esses segundos de eternidade e se apropriar deles pode ser uma experiência inestimável para elas.

Palavras-chave : envelhecer; idosos; tempo; história interna; infinito; "segundo de eternidade".

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License