SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3A função básica da mãe (e do analista) em bion e Winnicott, com foco nos conceitos de rêverie e holdingA linguagem do bebê: experiências precoces Observações psicanalíticas na Unidade de Cuidado Intensivo Neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

ROBIN  e  ZALCBERG, Tania Mara. Voz perdida, voz encontrada: após a morte da analista. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.3, pp. 133-144. ISSN 0486-641X.

Qual o destino da vida analítica criada por analisanda e analista quando só permanece metade da díade? Este ensaio explora a experiência da autora logo após a morte repentina da sua analista. Após vivenciar a perda súbita da analista, a autora perde contato com a parte de si que passara a ter acesso a pensamentos e sentimentos e a partilhá-los com outro ser em especial. Neste ensaio, a autora descreve o processo de alteração da sua relação com a pessoa, transferencial e real, da sua analista. Ela se concentra numa série de sonhos, tidos após a morte da analista, que ilustra como, manter e cimentar sua relação com a analista morta, por meio de interiorização, facilitou o retorno da sua voz de analisanda. A autora explora a confusa variável de iniciar outra relação analítica ainda sob o efeito do final traumático da análise anterior.

Palavras-chave : luto; dor; morte do analista; sonhos; voz do analisando.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License