SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Voz perdida, voz encontrada: após a morte da analistaA intersubjetitivade e a função mensageira da pulsão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

BOTERO, Hilda  e  LIMA, Ireô. A linguagem do bebê: experiências precoces Observações psicanalíticas na Unidade de Cuidado Intensivo Neonatal. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.3, pp. 145-155. ISSN 0486-641X.

A Observação de Bebês, considerada a partir de várias perspectivas, deu forte impulso à compreensão do recém-nascido, inclusive do bebê dentro do ventre de sua mãe, seus desenvolvimentos e possibilidades psíquicas. A título de proposta, sugiro que se considere o compromisso emocional de duas mentes para iniciar e garantir a sobrevivência física e emocional do bebê pré-, peri e pós-natal. O recém-nascido não possui palavras, ele tem a linguagem do corpo para expressar cada movimento emocional que ocorra em sua existência. A função alfa da mãe em compromisso intenso com o seu bebê realiza, através de íntima rêverie, a condução para o mundo humano por meio da transformação criativa dos elementos beta projetados pelo bebê, em sensações, experiências, e elementos alfa capazes de serem tolerados pelo tempo necessário para que se constituam num exercício de pensamento para o bebê. Mensagens evidentes, como as de Pablo, um bebê prematuro com apenas 20 minutos de vida, aproximam-nos da oportunidade de aceitar o desafio do compromisso emocional que requer o emprego da linguagem do bebê como ato comunicativo e diálogo afetivo. Penso que a função alfa é a função sábia da personalidade, que oferece ao bebê, dentro do útero de sua mãe e fora dele, o espaço emocional no qual possa construir seu universo comunicativo para o desabrochar de seu psiquismo.

Palavras-chave : linguagem; compromisso emocional; relação precoce; desenvolvimento psíquico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License