SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Events of the body / News of the soulLimit and symbolization: the influence of Winnicott's ideas in the elaboration of André Green's borderline concept author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

GUINSBURG, Ruth. Arte e ciência na UTI neonatal: avaliação e tratamento da dor. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 109-116. ISSN 0486-641X.

Calcula-se que cada recém-nascido internado em UTI receba cerca de 50 a 150 procedimentos potencialmente dolorosos ao dia. Os estímulos dolorosos se manifestam em múltiplos órgãos e sistemas e ocasionam aumento da morbidade e mortalidade neonatal, além de, provavelmente, transformarem a natureza da experiência da dor e a sua expressão mais tarde na infância e na vida adulta. Apesar disso, o emprego de medidas para o alívio da dor frente aos procedimentos potencialmente dolorosos aplicados a recém-nascidos ainda é raro. A falta de tratamento da dor parece dever-se primordialmente às dificuldades para o seu diagnóstico em um paciente que ainda não pode verbalizá-la. No entanto, o neonato apresenta um modo característico e específico de responder à dor e o reconhecimento dessa "linguagem" por parte do adulto que cuida do recém-nascido é fundamental para a avaliação adequada do fenômeno nociceptivo e para o emprego de um tratamento efetivo.

Keywords : recém-nascido; dor; unidade de terapia intensiva neonatal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )