SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Acontecimentos do corpo / notícias da almaLimite e simbolização: a influência das ideias de Winnicott na elaboração do conceito de limite de André Green índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

GUINSBURG, Ruth. Arte e ciência na UTI neonatal: avaliação e tratamento da dor. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.4, pp. 109-116. ISSN 0486-641X.

Calcula-se que cada recém-nascido internado em UTI receba cerca de 50 a 150 procedimentos potencialmente dolorosos ao dia. Os estímulos dolorosos se manifestam em múltiplos órgãos e sistemas e ocasionam aumento da morbidade e mortalidade neonatal, além de, provavelmente, transformarem a natureza da experiência da dor e a sua expressão mais tarde na infância e na vida adulta. Apesar disso, o emprego de medidas para o alívio da dor frente aos procedimentos potencialmente dolorosos aplicados a recém-nascidos ainda é raro. A falta de tratamento da dor parece dever-se primordialmente às dificuldades para o seu diagnóstico em um paciente que ainda não pode verbalizá-la. No entanto, o neonato apresenta um modo característico e específico de responder à dor e o reconhecimento dessa "linguagem" por parte do adulto que cuida do recém-nascido é fundamental para a avaliação adequada do fenômeno nociceptivo e para o emprego de um tratamento efetivo.

Palavras-chave : recém-nascido; dor; unidade de terapia intensiva neonatal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )