SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Plural in singular: a contribution to the re­ection about ethics and psychoanalysisOn the analyst's failures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

FRANCISCHELLI, Leonardo A.. Psicanalisar hoje - algumas reflexões. Rev. bras. psicanál [online]. 2012, vol.46, n.1, pp. 52-66. ISSN 0486-641X.

O autor procura, em seis pequenos capítulos, desenhar uma visão pessoal sobre o ato de psicanalisar nos dias atuais. Parte de alguns conceitos básicos de Freud, como "abstinência" e também a "metáfora do cirurgião", nos quais não é a neutralidade que se encontra em jogo, mas a arte de curar. Além desses conceitos fundacionais da psicanálise, o trabalho destaca dois momentos da construção teórica de Freud, em que o papel da ausência do objeto ocupa um lugar fundamental no desenvolvimento do aparelho psíquico do homem. Refere-se à "experiência de satisfação" e ao "jogo do carretel", em que a não presença do objeto estimula o crescimento do imaginário e da linguagem, respectivamente. Esboça também uma construção do enquadre, destacando o papel das entrevistas, contrato e transferência como os operadores fundamentais para colocar alguém em uma viagem analítica. Em relação à transferência, apoia-se em Lacan para, justamente, discutir a excessiva presença do analista na sala de análise, gerando a chamada transferência dual, ou seja, o trabalho analítico somente operando no campo imaginário. O autor acredita que essa técnica bloquearia a triangulação na sessão analítica e, na concepção tanto freudiana como lacaniana, o complexo de Édipo e seu correlato, o complexo de castração, são presenças imprescindíveis à cura. Por último, expõe aquilo que se poderia chamar de uma questão dialética, entre os partidários do campo da ciência dura, representado pelas neurociências e aqueles que se opõem a esse determinismo neurobiológico. O texto encaminha para uma discussão aprofundada, toda a problemática que envolve as neurociências e a psicanálise, pois, segundo afirma o trabalho, ambas são, em alguma medida, incompatíveis, ou melhor, são como a água e o azeite: convivem, porém a mistura não acontece.

Keywords : abstinência; regras da arte; ausência; presença enquadre; movimento; dispersão; peste.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License