SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2História, histórias, passagens da psicanálise brasileiraNovos mundos, velhas trilhas: buscando a identidade de psicanalista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

ARAUJO, Gleda Brandão Coelho Martins de. Passagens: impermanência e perpetuidade. Rev. bras. psicanál [online]. 2012, vol.46, n.2, pp. 82-90. ISSN 0486-641X.

Neste trabalho, a autora estabelece algumas correlações entre a psicanálise, um produto da cultura, nascida no final do século XIX em Viena, uma cidade cosmopolita e efervescente, e o processo de difusão desse conhecimento no interior do Brasil, tendo como modelo a experiência da chegada da psicanálise em Campo Grande, cidade cravada no Centro-Oeste do Brasil, com forte tradição agropecuária e geograficamente distante dos grandes centros culturais. Destaca a influência da cultura da modernidade e os desafios que ela traz ao movimento psicanalítico e salienta o papel da política de expansão da Febrapsi no desenvolvimento e difusão da psicanálise no Brasil.

Palavras-chave : psicanálise; movimento psicanalítico; história da psicanálise; cultura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License