SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2A fotografia em Walter Benjamin: a "dialética na imobilidade" e a "segunda técnica"O vazio e a negatividade como fatores na “Mudança catastrófica” de Bion índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MAGALHAES, Ana Gonçalves. Apontamentos para uma reflexão sobre a relação entre vanguarda e arte do inconsciente. Rev. bras. psicanál [online]. 2012, vol.46, n.2, pp. 137-148. ISSN 0486-641X.

A partir de alguns exemplos pontuais, este artigo procura dar um panorama das relações entre arte moderna e psicanálise, comparando a situação europeia dos anos vanguardistas com o momento de instauração do debate sobre a arte moderna no Brasil - com a exposição de Anita Malfatti, em 1917, que arregimentou os críticos do modernismo e levou à realização da Semana de Arte Moderna, em 1922. No caso Anita/Monteiro Lobato, em que Monteiro Lobato ataca a exposição de Malfatti, pontuou-se o uso de termos da psicanálise em voga na crítica de arte internacional. Finalmente, apontamos para o fato de que a linguagem plástica vanguardista esteve, desde seus primórdios, associada à arte do chamado inconsciente, o que significou seu aspecto revolucionário no início, sua condenação pelos regimes totalitários da Europa do entreguerras e sua redenção após a Segunda Guerra Mundial.

Palavras-chave : arte moderna; vanguarda; arte do inconsciente; modernismo brasileiro.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License