SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2O vazio e a negatividade como fatores na “Mudança catastrófica” de BionComplexo de Édipo e pensamento complexo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

PAIM FILHO, Ignácio Alves. Freud reinventando Freud: um retorno às origens. Rev. bras. psicanál [online]. 2012, vol.46, n.2, pp. 166-178. ISSN 0486-641X.

O texto tem como proposta repensar os noventa anos de história do Além do princípio do prazer (Freud, 1920). A partir dele, o autor se propõe a fazer uma montagem que produza sustentação a uma metapsicologia da pulsão de morte. Para realizar tal meta tomará como balizadores da sua proposição os seguintes trabalhos: O estranho (1919), O problema econômico do masoquismo (1924), A negativa (1925) e o Mal-estar na cultura (1930). Fazendo um recorte e alinhavando esses textos, discorre sobre os caminhos e descaminhos da metapsicologia da pulsão de morte, do tanático ao criativo, vindo a interrogar-se sobre as origens do aparato psíquico. Nesse sentido, dedica-se a uma leitura pontual sobre o masoquismo (1924), conjectura a pertinência de pensarmos a existência de um masoquismo primário não erógeno. A importância dele estaria vinculada aos enlaces e desenlaces das inscrições psíquicas que remetem ao que está além do princípio do prazer. Diante desse cenário, propõe pensar os destinos desse masoquismo primário não erógeno: do traumático, não passível de transformação (irrepresentável), ao masoquismo primário e erógeno (representável).

Palavras-chave : masoquismo primário; pulsão de morte; não erógeno; criação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License