SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Se deixando levar pelas PassagensSobre a verdade como tensão entre invenção e descoberta (I//V//D) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

URRIBARRI, Fernando. O pensamento clínico contemporâneo: uma visão histórica das mudanças no trabalho do analista. Rev. bras. psicanál [online]. 2012, vol.46, n.3, pp. 47-64. ISSN 0486-641X.

O principal objetivo deste trabalho é contribuir para a compreensão das mudanças ocorridas na clínica psicanalítica contemporânea, a partir do ponto de vista histórico e conceitual. O artigo aborda as três etapas históricas sucessivas da atividade do analista (seguindo o fio condutor da teorização e da contratransferência): freudiana, pós-freudiana e contemporânea. Concentra-se, em particular, nas mudanças introduzidas na passagem do segundo para o terceiro modelo: de um "conceito totalizante" da contratransferência - que inclui a totalidade do funcionamento mental do analista e que é o núcleo do modelo clínico pós-freudiano - até a "concepção enquadrada" da contratransferência dentro de uma mais ampla e complexa visão contemporânea do trabalho psíquico do analista (na qual as noções de enquadre e de "enquadre interno" são centrais, e na qual a contratransferência enquadra-se e está subordinada ao pensamento clínico do analista).

Palavras-chave : Psicanálise contemporânea; modelo freudiano; modelo pós-freudiano; modelo contemporâneo; pensamento clínico; contratransferência; trabalho psíquico do analista; enquadre; enquadre interno; processos terciários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License